O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) volta a Mato Grosso do Sul na próxima quinta-feira (25). Esta é a segunda visita do petista ao Estado este ano. Em março, Lula participou da abertura da COP15, em Campo Grande.
O petista desembarca em Três Lagoas, cidade a 332 quilômetros de Campo Grande, na manhã de quinta-feira, para uma visita técnica à obra de retomada da UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III). No início do ano, a Petrobras anunciou a retomada da obra e, na última semana, as empresas responsáveis pelo empreendimento iniciaram o processo de contratação de mão de obra. A construção da unidade ficou mais de 10 anos paralisada.
Após a visita, no início da tarde, o presidente segue para Ponta Porã, cidade a 313 quilômetros de Campo Grande, onde deve inaugurar o aeroporto. Na sequência, Lula vai de helicóptero para o Assentamento Itamarati.
Entre as ações previstas estão a entrega de 1.390 Títulos de Domínio a famílias assentadas em municípios como Sidrolândia, Ponta Porã, Itaquiraí, Rio Brilhante, Corumbá e Bataguassu, além de créditos do Programa Fomento Mulher, recursos para habitação de 42 famílias e aquisição de novas áreas para assentamentos em Jaraguari e Dourados.
A agenda também inclui decretos de regularização fundiária para cinco territórios quilombolas, construção de 200 moradias na Comunidade Tia Eva, em Campo Grande, e lançamento de uma turma de Engenharia Agronômica pelo Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária), da UEMS, com 60 vagas para estudantes da reforma agrária.
Ao Campo Grande News, o deputado federal Vander Loubet (PT) adiantou que há previsão de um ato simbólico de colheita junto às famílias da agricultura familiar, que deve reunir entre quatro e cinco mil pessoas. Também há previsão da posse do novo reitor da UFGD, Etienne Biasotto.
